Um embarque diferente

© Iole Orselli

Bom, quem me conhece sabe que estar no mar não é novidade, mas estar em um navio alemão, passar as festas de fim de ano (e não estar responsável pelo equipamento de CO2 hehehe) são pontos bastante diferentes nessa minha vida de oceanógrafa.

A experiência tem sido incrível! Estou aproveitando a oportunidade de participar desse embarque para aprender o funcionamento de novos equipamentos, como proceder com algumas análises de dados e, principalmente, a ver as nossas atividades de outras perspectivas. Como o grupo é bastante heterogêneo, todos têm pontos de vista completamente diferentes, bem como as dúvidas! Em cada “Science meeting” (aos domingos) apresentamos o andamento das análises de dados e algo sobre os projetos que cada grupo ficou responsável por desenvolver durante o cruzeiro. Esses encontros geram discussões bastante interessantes sobre os dados e a troca de experiências é bastante produtiva! Além do trabalho esperado com equipamentos, dados e atividades de convés, estamos tendo aulas e palestras diariamente.

No Natal recebemos a visita de algumas baleias, mas geralmente só temos a companhia de albatrozes e alguns outros pássaros. Noites estreladas têm sido frequentes! Para encerrar o ano, tivemos uma bela vista do sol se pondo (uma das coisas que mais gosto quando estou no mar) e hoje amanheceu um dia bem bonito: ensolarado e com mar bem calmo 🙂

© Iole Orselli

Apesar de ser a terceira vez que faço essa travessia pelo oceano Atlântico Sul, dessa vez vou navegar pela Patagônia Argentina, região que conheço só pelos dados do meu mestrado! Nenhum dos cientistas que está no navio conhece as Malvinas (ou Falkland), então estamos em um momento de ansiedade coletiva! Hahahaha

Espero que começar o ano já trabalhando nesse embarque ajude a manter o ritmo para as atividades do ano inteiro, afinal o segundo ano do doutorado vai começar, a prova de qualificação tá se aproximando e tenho o embarque da Antártica pela frente…

Feliz ano novo!!!

Iole

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *